domingo, 14 de agosto de 2011

Prevenções da Mielomeningocele (atendendo a pedidos)

Dentre os defeitos de fechamento do tubo neural a mielomeningocele (MMC) é o mais freqüente, afetando cerca de 85% do total de casos. Externamente visualiza-se uma bolsa revestida por epiderme (www.youtube.com/watch?v=2xkrDV3PGOA) , que contém em seu interior medula espinhal e raízes nervosas, ambas displásicas, e envoltas por líquido cérebro-raquidiano. O defeito ocorre entre a terceira e a quinta semana de vida intra-uterina, devido à falha na fusão dos elementos posteriores da coluna vertebral. A suplementação com ácido fólico  para mulheres em idade fértil, por pelo menos três (3) meses antes da concepção, é considerada efetiva na prevenção da mielomeningocele.

Consulte um enfermeiro, informe a ele que você deseja ser mãe e que você deseja tomar o ácido fólico e o ferro como prevenção da mielomeningocele (isso 3 meses antes da concepção) e depois não esqueça de continuar o pré-natal com ele.

 Alimentos ricos em fólio:
Folhas verdes como espinafre e folhas de nabo
frutas cítricas
ervilhas
aspargos
arroz branco, parbolizado, tipo longo
brócolis
abacate
amendoim
fígado

A etiologia é desconhecida, mas com características multifatoriais (genéticas e ambientais). Sabe-se que mulheres com dieta pobre em ácido fólico (vitamina B9) possuem uma maior chance de terem filhos afetados pela doença. A incidência mundial é variável, sendo em média de 1/1000 nascidos vivos. A chance de recorrência é de 5% para um segundo filho, 10% para um terceiro filho e 25% para um quarto filho do mesmo casal.

O diagnóstico pode ser feito no período pré-natal através de ultra-sonografia morfológica (onde se observa o alargamento do canal vertebral), dosagem de alfa-fetoproteina (não específico, mas um valor elevado é um forte indício da síndrome) e eletroforese de acetilcolinesterase no líquido amniótico.